5 lições de uma festa de casamento

Não deu nem 3 meses de casamento ainda, mas não consigo parar de retomar o assunto.

[Gente, desculpa se estou monotemática. Mas como muita gente falou que eu comentei pouco sobre o processo do casamento enquanto ele acontecia, posso compensar agora?]

Eu e o Gui já fomos em muitos casamentos e pensamos muito (MUITO) sobre como queríamos que fosse a nossa cerimônia e a nossa festa. Até um arquivo com esse nome (comoqueremosnossafestadecasamento.doc) nós fizemos, pra alinhar as ideias. Como ainda tenho amigas que passarão por isso, achei legal destacar alguns pontos importantes desse aprendizado de vivência e observação casamenteira.

Nati e Gui - 354

1 Contrate a Anne dal Ponte.

Nati e Gui - 496

Nós com a Anne – the wizard of weddings – e  o Mika

1.1 Na impossibilidade disso (too bad), eu indico fortemente que você contrate uma cerimonialista – ou que tenha alguém que seja responsável pela festa, para que essa pessoa não seja você.

Você sabe o que é Bridezilla? Bridezilla é um termo muito do cretino que se refere às noivas que ficam enfurecidas ou enlouquecidas com suas festas de casamento, e muitas vezes, não à toa, pois há muito o que organizar. Mas esse processo não precisa ser um calvário. Eu tenho síndrome do intestino irritável (estamos ficando íntimos nesses textos, não?) e intolerância a lactose, e sei também que qualquer problema que mexe com o meu emocional ataca meu intestino e me dá enxaqueca, entre outros efeitos. Por isso eu decidi que não iria me estressar durante a organização da festa e foi o que eu fiz, o que só foi possível porque a Anne estava lá para nos ajudar, resolver os pepinos, achar os fornecedores…

Nati e Gui - 52

Eu só soube como seria meu buquê 2h antes de casar (ou quase isso) e ficou ótimo. Delegue tarefas em pessoas confiáveis e tudo sairá bem.

2 Mantenha-se no orçamento. Orçamentos são seus melhores amigos. Eles dizem quanto dinheiro você tem, e com isso, você decide quais são os pontos mais importantes de investir na sua festa. No caso da nossa, a prioridade era a tríade: comida-bebida-música (no caso, equipamentos; os DJs maravilhosos foram nossos friends lindos e incríveis). E só. A maior parte do $$$ foi pra isso. O que sobrou ficou pra decoração, por exemplo, por que pra nós esse ponto não fazia diferença – mais uma vez, isso foi possível também porque a Anne era uma pessoa sensata e podíamos deixar essa função na mão dela. Um limite para gastar também é importante porque te faz pesquisar e não aceitar o primeiro orçamento que você recebe, independente do serviço.

3 Saiba quais são os elementos dos quais você não abre mão. No nosso caso, queríamos um cardápio sem glúten e sem lactose. Para 100 pessoas. Incluindo sobremesa. Como você deve imaginar, até meu gastro foi contra. Nas palavras dele, “as pessoas só vão a casamentos para falar mal da festa” e eu só daria mais motivo para isso. Mas quer saber, dane-se. Como uma pessoa com problema com lactose e um noivo com intolerância a glúten (ahahaha, eu sei, eu sei…) eu não estava disposta a comer um prato separado do restante dos convidados. Por que não podia ser uma festa inclusiva? Por que eu não podia me respeitar no meu casamento? Por isso, eu e Gui não sossegamos até encontrar um buffet disposto a fazer nosso jantar de casamento. Deu um trabalho pra achar, mas foi gratificante ter uma equipe incrível fazendo nossa festa, uma equipe que entendeu nossa necessidade e abraçou nossa causa. Fez toda diferença.

4 A festa é sua. Lembre-se disso. Não sei como é em outras situações, mas nós bancamos nosso casamento todo. Digo isso porque foi um fato importante por nos dar algo essencial: liberdade para fazer a cerimônia e a festa como quiséssemos. Acima das expectativas dos outros vieram as nossas, e essas foram respeitadas. Minha mãe queria muito uma cerimônia religiosa, mas não somos essas pessoas, então, pra que trazer um elemento que não tem nada a ver com a gente para um momento tão importante? Conversem com seu parceiro ou parceira e acertem como imaginam a cerimônia de vocês (vale até fazer um comoqueremosnossafestadecasamento.doc próprio).

Nati e Gui - 187

Pondere o que é importante para você e vá atrás disso. Na foto, Crix, nossa celebrante.

No nosso caso, queríamos algo íntimo, rodeado por pessoas que acompanharam nossa história. Isso era tão primordial que nossos celebrantes foram duas pessoas muito próximas, que falaram sobre a nossa relação de uma forma única, que nenhum juiz de paz conseguiria, por exemplo. As concessões que eu fiz para a cerimônia foram todas feitas a pedido do meu noivo, que era a pessoa que mais importava nessa ocasião (te amo, dear!).

Bônus – É válido lembrar que todo mundo vai ter um palpite sobre como a cerimônia deve ser. Eu acho que nessa hora e dentro do possível você deve fazer o que quer por que o casamento é seu. Se você acha legal entrar na igreja ao som de trombetas, faça. Se não quer igreja (como nós não quisemos), faça em outro lugar. Acho que a pior coisa que pode acontecer nesse dia é você satisfazer a sua família, a família do noivo, a expectativa dos amigos, e esquecer de si mesma e do porquê de realizar a festa em primeiro lugar.

Ah sim, as críticas e alfinetadas por que “fulana não foi convidada”, ou por que “não vai ter valsa?” são inevitáveis e muitas vezes surgem de quem você não espera. Respire, seja educada, explique sua escolha e posição e pronto. Não é preciso dar satisfação pra ninguém, mas às vezes você precisa fazer a outra pessoa sossegar o facho. ;D

5 Mas vale lembrar que os convidados também fazem parte da festa. Como eu disse, queríamos uma festa que fosse uma comunhão, com pessoas amigas muito próximas da celebração, sentindo que a presença delas ali importava – porque importava muito mesmo. Por isso, nós decidimos fazer um brinde no gramado (casamos em um chácara) com todos os convidados. Nós pensamos naqueles que eram vegetarianos e incluímos opções para eles no cardápio também. Entrei em contato com as amigas com filhos pequenos pra saber se precisavam de alguma coisa específica durante a festa. Logo depois da entrada no salão, falamos com todo mundo.

Nati e Gui - 339

Minhas tias lindas atrasadas no brinde, ahahaha, como lidar com tanta fofura?

No fim, a festa é sua, mas você não chamou aquelas pessoas ali à toa. Elas fazem parte da celebração, você quer que elas fiquem felizes, sintam-se acolhidas e te mandem energias positivas, fiquem felizes por você. Não segure o buffet por 3 horas por que você foi bater fotos. Não regule a comida e a bebida. Fale com todos antes de irem embora. Externe o que você sente no seu interior: felicidade e gratidão. O que você joga pro mundo volta pra você.

Pensei em 5 tópicos essenciais, mas se você tiver outros pontos importantes pra compartilhar é só deixar um comentário. = D

Anúncios

8 comentários sobre “5 lições de uma festa de casamento

  1. Fico feliz em saber que deu certo pra você :), que as suas flores e as cores que você escolheu foram as mesmas que encontrou em seu sonho… Eu já não tive essa felicidade, confiei entreguei meu sonho, minhas flores e minhas cores na mão de alguém que me representaria e foram as únicas exigências, disse que não queria certas flores e uma cor :/.
    Quando cheguei pra cerimônia após meia hora que soube que meus convidados estavam com cede e minha cerimônial falou durante minha maquiagem que não podia fazer nada sobre isso , 😦 , olhei As flores e as cores que eu disse que não poderiam ser usadas e mesmo assim me mantive feliz 😭.
    Ela ainda acha que está certa! 🤔😒😳
    O que pensar?
    Como agir?
    Como proceder?
    Engolir?
    Aceitar?
    Chorar?
    É besteira?
    Sei lá, não vou casar mais, e esquecer tamanha frustração! 😒
    E muitos outros desencontros infelizes. 🙄😒

    Curtir

    • Oi, Guslaine. Fiquei triste de saber q sua festa não foi exatamente como vc queria. É uma frustração mesmo. Infelizmente sua cerimonialista não entendeu o papel dela na festa, q era atender suas expectativas. O mínimo q vc tem q fazer é conversar com ela pra explicar a situação e mostrar os pontos em q ela tem q melhorar. No mínimo vc evita q ela bagunce o sonho dos outros tb.
      Felicidades pra vc e obrigada por compartilhar sua experiência!
      Um bjo.

      Curtir

      • Abençoado teclado 😅, Gislaine é meu nome! 😁
        E obrigada você , é muito bom ter a oportunidade de também poder falar sobre outras experiências sobre a mesma coisa e sim ela não intendeu realmente o que eu queria, ela estava sem seu checklist no dia.
        Eu servi costela no jantar, todos sabemos que precisa de muitas horas para poder ficar boa, quando foi duas horas da tarde me ligam e perguntam: – Cadê a carne? 😳😱 como assim cadê a carne? Pois é, não entregaram! Aí perguntei, e a cerimônial?
        – Ela não chegou ainda!
        Gente no contrato que eu assinei dizia que ela estaria cedo para cuidar dos imprevistos, enfim, a noiva e o noivo saíram correndo buscar 100 quilos de costela, 😳 No dia do casamento. Quando ela chegou três da tarde perguntei a ela porque ela não estava lá no combinado, ela me responde:
        – Me dei o luxo de vir mais tarde porque estava tudo planejado! Tá, e porque se contrata uma cerimônial? Se não for para ser seus olhos porque só para planejar a noiva pode fazer, né? 😳😂😂😂
        Ela montou na hora a mesa de doces no dia do evento por falta de espaço e não chamou os fotógrafos, logo, não tenho fotos da mesa de doces! 😭
        Ela não me deixou contratar um chefe de cozinha para liderar a cosinha porque era um cardápio simples demais, logo, foi um caus! 😭
        Escolhi meu tapete de entrada porque gostaria que ele fosse um papel de parede para minha casa, mandei o arquivo a ela e advinha? Outro tapete eu tenho e paguei caro por ele! 😭
        Ela também não organizou o cortejo da saída dos noivos, logo foi uma bagunça filmada! 😭
        Sou mãe de três filhos, e advinha a baba foi barrada na cerimônia pela equipe dela, logo, minha mãe teve que ficar com a caçula no colo e os gritos dela tomaram conta da minha cabeça! 😭
        Ela tratou grosseiramente uma mesa inteira 😳, tive que me desculpar por ela! 😭
        Não fiz lista de presentes, porque sou casada a muitos anos, mais no contrato tinha esse item, logo, ganhei UM presente no dia e adivinha? Ela perdeu! 😭 Acharam no meio dos lixos da cozinha. 😡🤔
        Eu não queria em hipótese alguma uma determinada flor e jamais a cor amarela, advinha? À decoração do Bolo todo e os buquês das damas e madrinhas era dessa flor, e fitas amarelas faziam parte da decoração e do buquê! 😭
        Eu queria plaquinhas de entrada, advinha? Falto até um buquê imagina as placas. 😭
        Eu poderia escrever até amanhã tudo que aconteceu, mais não adianta. 😭
        Sem contar que eu sei que algumas cerimôniais super faturam, nada contra, mais eu perguntei a ela e ela disse que não fazia isso e advinha? Super faturo eu descobri e ela me disse que foi pro meu presente, tá mais cadê o presente? 🙈😂😂😂
        Eu só queria um casamento simples, bem simples, sem aquelas flores e sem aquela cor!
        Desculpa o desabafo, mais essas pessoas jamais contam esse lado do contrato, elas sempre falam que as noivas são loucas e tem problemas! 😱😂😂😂

        😘😘😘😘

        Curtir

      • Gislaine (desculpe o erro!), que história!

        Essa moça não tava mesmo a fim de te ajudar a ter a cerimônia dos sonhos, hein. É uma pena ainda termos profissionais assim no mercado, sinto mto mesmo que sua festa tenha dado tanto problema.
        (Mas ó, seu desabafo me deu ideia para um texto, acesse o blog nos próximos dias q vc vai ver como sua história ainda vai ajudar mta gente!)
        Um bjo grande,
        Natália

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s